Psicologia Aplicada
Psicologia Organizacional:
Área da psicologia aplicada centrada nos problemas do mundo do trabalho e que procura promover a satisfação e a produtividade no local de trabalho.
Psicologia Educacional:
Ramo da psicologia que se dedica ao estudo do educando, do educador e dos processos educativos. Elabora e sugere instrumentos e meios psicologicamente adequados para que a educação possa ter melhores resultados.
Psicologia Clínica:
A psicologia clínica procede de um estudo aprofundado de casos individuais, com o objetivo de evidenciar as particularidades ou as alterações do funcionamento psicológico de uma pessoa.
Psicologia Criminal/Forense:
Analisa mais particularmente as caraterísticas individuais dos delinquentes, a sua conduta específica e os processos criminógenos.
Psicologia Desportiva:
Tem por objeto as motivações da prática de um desporto, as capacidades motoras, cognitivas ou afetivas que ela requer , as condições da sua aprendizagem, etc.
Psicólogo Clínico:
Os psicólogos clínicos têm formação de base em psicologia, especializando-se, posteriormente, no diagnóstico e no tratamento de distúrbios psicológicos.
Psiquiatra:
Área da medicina que reúne o conhecimento médico do diagnóstico e do tratamento das doenças psiquiàtricas.
Psicanalista:
Psicanalistas ou psicólogos clínicos que adquiriram uma formação complementar em psicanálise.
Psicoterapeuta:
Pessoa com formação em medicina ou em psicologia que se propõe ajudar as pessoas a libertar-se de problemas psicoemocionais, causadores de disfunção e mal-estar.
Orientação Vocaciona e profissional:
Atividade de aconselhamento destinado aos adolescentes e aos adultos, a fim de os ajudar a tomarem decisões ligadas à vida profissional.
Prevenção e Remediação:
No contexto da intervenção do psicólogo na vida de um indivíduo, prevenção designa o conjunto de processos desencadeados para evitar a ocorrência de perturbações de cariz psicológico, o seu objetivo consiste em fazer diminuir a probabilidade de ocorrência de acontecimentos negativos. Designa-se por remediação o tratamento dos ditúrbios, ou seja, o desenvolvimento de ações para eliminar reações emocionais e comportamentais desordenadas, substituindo-as por condutas saudáveis.
Desenvolvimento:
Conjunto de processos de transformações que afetam, quer os organismos vivos, quer as instituições humanas, quer ainda as suas diferentes propriedades. O desenvolvimento conduz a entidade concerne de um estado inicial, reputado de simples ou primitivo, até um estado final considerado mais complexo, mais estável, e até mesmo definitivo.
Adaptação e Autonomia:
Adaptação trata-se de um processo dinâmico de alteração desenvolvido voluntária ou involuntariamente com o propósito de voltar a colocar o organismo numa posição mais vantajosa face ao seu meio interno ou ao ambiente, e que supõe a capacidade de aprender. Autonomia designa o processo pelo qual um homem, ou um grupo de homens, adquire ou determina por si mesmo as suas próprias regras de conduta.